10/02/2015 | 10h12 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Uso de clareadores só com prescrição odontológica, determina Anvisa
Vitória da Odontologia!

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) cumpre sua missão, junto aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) bem como à população, em relação à aprovação, no último dia 14, da resolução pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre o controle e comercialização dos clareadores dentais. O objetivo do CFO é alertar as pessoas das consequências negativas que o uso indiscriminado do produto pode causar aos cidadãos. Agora, de acordo com a Anvisa,  a venda dos agentes clareadores só poderá ser realizada por meio de prescrição dos cirurgiões-dentistas e as embalagens e campanhas dos produtos deverão seguir os termos da resolução. “A função primordial dos Conselhos Profissionais é a de proteger a população. Então, a Anvisa, sabiamente, aprovou uma resolução que vai proteger o cidadão brasileiro quanto ao uso de clareadores. Ninguém melhor que o cirurgião-dentista para orientar sobre a necessidade, ou não, do uso de clareadores”, afirmou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

A classe odontológica entendeu a decisão como mais uma vitória do sistema CFO/CROs em prol da população brasileira. “Temos advertido desde o início desta importante discussão, que o uso de clareadores, sem orientação profissional, pode oferecer riscos desconhecidos por grande parte dos seus usuários e não devem, em hipótese alguma, ser comercializados de forma indiscriminada” disse o presidente do CROSP, Cláudio Miyake.

A preocupação dos profissionais com a proposta de consulta pública junto à Anvisa é evitar o uso de forma errada por parte do cidadão, de agentes clareadores, sem orientação do cirurgião-dentista, o que pode causar efeitos indesejáveis como sensibilidade dentária, alteração de superfície do esmalte, absorção radicular, alterações pulpares e dano periodontal.

O Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo ressalta o comprometimento de todos os CROs, e importantes entidades da categoria, na recente conquista da classe odontológica em prol da saúde da população. “A aprovação pela ANVISA da venda de clareadores dentais com prescrição de cirurgiões-dentistas é resultado de um esforço coletivo”, afirma o presidente do CROSP, Dr. Cláudio Miyake.

A resolução determina: a dispensação de agentes clareadores dentais contendo as substâncias peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, em concentração superiores a 3%, sujeita à prescrição odontológica; que seja obrigatório na embalagem desse produtos a tarja vermelha e em destaque que necessite da prescrição odontológica; que seja permitida a comercialização dos produtos diretamente a cirurgiões-dentistas e pessoas jurídicas que prestem serviços odontológicos, devendo constar no documento fiscal relativo à transação o número do Conselho Regional de Odontologia da pessoa física ou jurídica adquirente; que os estabelecimentos licenciados poderão dispensar os agentes clareadores dentais que estejam em embalagens, ainda não adequadas a este regulamento, desde que fabricados anteriormente à vigência da resolução; também fica estabelecida a restrição a propaganda à publicações que se destinem exclusivamente à profissionais de saúde (Lei 6360/76, art. 58, § 1o).

 

 

FONTE: CFO

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ADRIANO DO CARMO GOMES
ALCIDES GUIMARAES FILHO
ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO
CARLA REJANE SANTIAGO CAMPOS AMARAL
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30