30/11/2017 | 18h15 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
SOEPI vence ação de aposentadoria especial contra o Estado do Piauí

O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI) ganhou uma ação contra o Estado do Piauí, na qual reivindica o direito de aposentadoria especial ao cirurgião-dentista, Francisco de Carvalho Dantas Filho. Na ação, o cirurgião alega que completou os requisitos para a aposentadoria, com 25 anos de serviço, submetido à atividade insalubre, e que fez o requerimento no tempo oportuno, porém o direito não foi concedido por não haver norma regulamentadora.

O Estado do Piauí alega que a aposentadoria do servidor público municipal é regido por regime de previdência próprio que exige 35 anos a todo e qualquer servidor público do município de Teresina, atingindo com aposentadoria proporcional aqueles que chegaram aos 70 anos. Porém, os cirurgiões-dentistas que trabalham em condições insalubres estão amparados pelas regras da aposentadoria especial prevista em lei.

Com isso, o Estado foi condenado pelo juiz João Gabriel Furtado Baptista a conceder a aposentadoria para o presidente do sindicato e a pagar os benefícios reconhecidos, retroagindo o direito ao período ao qual o autor implementou os requisitos, limitado ao máximo de cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação, em honorários advocatícios, fixados em 10% do valor da condenação.

Segundo o presidente, Sérgio Pires, a ação representa uma vitória do Sindicato que luta pelos direitos dos cirurgiões-dentistas. Todos os profissionais que trabalham em condições insalubres devem ter o direito à aposentadoria especial e devem lutar por esse benefício.

“O Sindicato fez um bom trabalho e está empenhado em ajudar os demais profissionais que têm direito a esse benefício. Trabalhamos durante anos expostos a perigos e em condições insalubres, então merecemos a aposentadoria especial. Com isso, espero que os cirurgiões-dentistas busquem seus direitos”, declarou o presidente. 

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALEXANDRA SOCORRO DE MARIA PEREIRA LIMA
ANDREZA FERNANDES TEIXEIRA LIMA E SOUSA
DEBORA DIAS TORRES
EVINES DURANS BASTOS
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30