30/11/2017 | 18h15 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
SOEPI vence ação de aposentadoria especial contra o Estado do Piauí

O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI) ganhou uma ação contra o Estado do Piauí, na qual reivindica o direito de aposentadoria especial ao cirurgião-dentista, Francisco de Carvalho Dantas Filho. Na ação, o cirurgião alega que completou os requisitos para a aposentadoria, com 25 anos de serviço, submetido à atividade insalubre, e que fez o requerimento no tempo oportuno, porém o direito não foi concedido por não haver norma regulamentadora.

O Estado do Piauí alega que a aposentadoria do servidor público municipal é regido por regime de previdência próprio que exige 35 anos a todo e qualquer servidor público do município de Teresina, atingindo com aposentadoria proporcional aqueles que chegaram aos 70 anos. Porém, os cirurgiões-dentistas que trabalham em condições insalubres estão amparados pelas regras da aposentadoria especial prevista em lei.

Com isso, o Estado foi condenado pelo juiz João Gabriel Furtado Baptista a conceder a aposentadoria para o presidente do sindicato e a pagar os benefícios reconhecidos, retroagindo o direito ao período ao qual o autor implementou os requisitos, limitado ao máximo de cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação, em honorários advocatícios, fixados em 10% do valor da condenação.

Segundo o presidente, Sérgio Pires, a ação representa uma vitória do Sindicato que luta pelos direitos dos cirurgiões-dentistas. Todos os profissionais que trabalham em condições insalubres devem ter o direito à aposentadoria especial e devem lutar por esse benefício.

“O Sindicato fez um bom trabalho e está empenhado em ajudar os demais profissionais que têm direito a esse benefício. Trabalhamos durante anos expostos a perigos e em condições insalubres, então merecemos a aposentadoria especial. Com isso, espero que os cirurgiões-dentistas busquem seus direitos”, declarou o presidente. 

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANA ERIKA FEITOSA RIOS
CICERA ROSA DOS SANTOS NETA
ELIANE DE OLIVEIRA LIMA
FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30