28/01/2019 | 10h01 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
SOEPI busca apoio do senador Elmano para aprovação de medidas em favor da classe odontológica

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI) Sérgio Pires e o advogado Mariano Lopes estiverem em Brasília com o senador Elmano Férrer (Podemos) para cobrar apoio em relação às demandas de valorização da categoria.

Na ocasião, foi discutida a importância da aprovação do Projeto de Lei que obriga a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, portadores de doenças crônicas e em regime domiciliar, na modalidade home care.

Os representantes da classe odontológica no Piauí também apresentaram o descontentamento dos profissionais em relação à portaria n° 18 do Ministério da Saúde. O documento estabelece novas regras para o cadastramento das equipes da Atenção Básica. Dentre elas, a exigência mínima de um a três médicos que poderão dividir a carga horária de 40 horas semanais, com carga horária mínima de 10 horas cada. A mesma medida vale para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. No entanto, a portaria manteve a exigência mínima de um cirurgião-dentista com carga horária semanal de 40 horas, atitude que reflete na desvalorização dos profissionais.

“A portaria impõe aos cirurgiões-dentistas uma jornada de trabalho superior ao dos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem integrantes da Equipe de Atenção Básica, atitude que representa um desserviço à categoria, uma vez que, contribui para a desvalorização dos profissionais da Odontologia”, denuncia Sérgio Pires.

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ADRIANA MARIA DE SOUSA CHAVES
ANTONIA LAURA ARAUJO CARVALHO
CARLOS ALBERTO MONTEIRO FALCAO
DAISE MEMORIA RIBEIRO FERREIRA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30