10/05/2017 | 15h58 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Situação de Unidades de saúde se agravam e CRO suspende atendimento odontológico em Nazária

A situação das Unidades Básicas de Saúde no município de Nazária tem se agravado nos últimos dois meses. Essa foi a constatação da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), após retornar à cidade para verificação das adequações necessárias para o atendimento odontológico.

Os fiscais do CRO estiveram há 70 dias nas quatro unidades de saúde e mesmo após a notificação, o município não realizou as adequações solicitadas pelo Conselho. Apenas um das unidades iniciou os ajustes para o atendimento correto à população. Nas demais, houve agravamento da situação encontrada na primeira visita.  Em virtude do que foi observado, as UBS-s Barreiros e Secretaria tiveram suas atividades suspensas.

A situação encontrada pelos fiscais foi de mobiliário cobertos por ferrugem; infiltração em paredes, paredes com reparos em reboco sem acabamento, paredes com tinta não lavável, paredes revestidas com cerâmica, torneiras inadequadas, caixa para descarte de objetos perfuro cortantes contaminados em local inapropriado (no chão), ausência de dispensadores de papel toalha e sabão líquido, além de cestos sem tampa. Foi dado novo prazo de 30 dias para a regularização das unidades de saúde.

ALANNA KASSYA BANDEIRA FONSECA
ATILA CARVALHO REIS