17/11/2017 | 16h32 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Sintomas e como tratar a gengivite na gravidez

A gengivite, caracterizada pela inflamação e sangramento das gengivas ao escovar os dentes, é uma situação muito comum durante a gravidez, especialmente devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação, que as tornam mais sensíveis.

Assim, a gengivite na gravidez, normalmente, não é sinal de má higiene bucal, podendo acontecer mesmo quando o nível de bactérias está normal e a grávida escova corretamente os dentes. Os principais sintomas incluem: gengivas vermelhas e inchadas, sangramento fácil das gengivas ao mastigar ou escovar os dentes, dor intensa ou constante nos dentes, mau hálito e sensação de mau gosto na boca.

A gengivite deve ser tratada o mais rápido possível, pois se continuar se desenvolvendo, pode levar ao surgimento de complicações como risco aumentado de parto prematuro ou de baixo peso, do bebê, à nascença. Nos casos de gengivite, o mais importante é manter o tratamento caseiro adequado, incluindo cuidados como: escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, usando uma escova de cerdas macias, passar fio dentário uma vez por dia, depois da escovagem dos dentes, utilizar um enxaguante bucal sem álcool, depois de escovar os dentes.

Porém, se a gengivite continuar se agravando ou a dor e o sangramento nas gengivas continuarem acontecendo, é aconselhado consultar um dentista, pois também pode ser necessário fazer uma limpeza profissional da placa de bacteriana. Em alguns casos pode ser que o dentista recomende o uso de um creme dental para dentes sensíveis e o uso de um fio dental extremamente fino para diminuir a irritação e as chances de sangramento da gengiva.

Após o bebê nascer é recomendado que a mulher volte ao dentista para que este veja se a doença não voltou ou se não há outros problemas dentários como cáries, necessitando de obturação ou canal.

(Fonte: Tua Saúde) 

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ADRIANA MARIA DE SOUSA CHAVES
ANTONIA LAURA ARAUJO CARVALHO
CARLOS ALBERTO MONTEIRO FALCAO
DAISE MEMORIA RIBEIRO FERREIRA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30