18/09/2017 | 16h46 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Sindicato dos Odontologistas do Piauí cobra medidas de segurança para Centro de Saúde
A insegurança vem dificultado o trabalho dos profissionais de saúde na zona Norte da capital

O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI), vem articulando medidas para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro para os profissionais de saúde na capital. Em reunião com o Diretor de Atenção Básica em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Francisco das Chagas de Sá e Pádua; a vice-presidente do Sindicato, Carolina Tavares acompanhada da Dra. Anelis Sobral, Dra. Silvia Melo, cirurgiões dentistas e demais funcionários do Centro de Saúde Deputada Francisca Trindade, solicitaram mais atenção quanto a segurança dos profissionais e pacientes no centro de atendimento.

Segundo a vice-presidente Carolina Tavares, a situação no Centro que fica localizado no bairro Água Mineral, zona Norte da capital, é crítica e vem afetando o desempenho dos funcionários que não se sentem seguros nem dentro e nem fora das dependências do Centro de Saúde. “É comum o relato de pessoas embriagadas nas dependências do Centro, assaltos a mão armada aos funcionários, além de tiroteios que são frequentes na região. Além do trauma psicológico, o prejuízo financeiro também é real com veículos e o próprio prédio vem sendo alvo de tiros como mostram fotos no documento que nós entregamos”, afirma a cirurgiã dentista.

A situação constrange e amedronta os funcionários. O Sindicato por sua vez aponta e sugere algumas medidas que podem diminuir a sensação de insegurança no serviço de saúde. “Queremos a implantação de segurança armada dentro do Centro, o fechamento da unidade durante o horário do almoço, a construção de um estacionamento restrito para funcionários que cotidianamente enfrentam depredação de seu patrimônio, a instalação de câmeras nas imediações, dentre outras medidas que vão amenizar a situação de insegurança e garantir a integridade física dos funcionários do Centro de Saúde Deputada Francisca Trindade”, pontuou Carolina Tavares.

O ofício apresentado à FMS cita ainda trecho do Código de Ética Médica que garante aos profissionais de saúde suspender o atendimento caso o profissional não encontre um ambiente de trabalho seguro. O capítulo II artigo IX, “assegura aos médicos o direito de suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício da profissão”. O direito é também assegurado aos profissionais de Enfermagem pela resolução 311/2007 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), seção IV, artigo 61.

Além da pauta da segurança, o acolhimento aos pacientes e a rotina de trabalho dos agentes de portaria também foram temas tratados pela categoria na ocasião. Durante a reunião ficou decidido que os profissionais visitarão o Batalhão de Policiamento, além de agendar visita do arquiteto para analisar as possibilidades estruturais para segurança do local e permuta com os agentes de portaria. 

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ADRIANO DO CARMO GOMES
ALCIDES GUIMARAES FILHO
ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO
CARLA REJANE SANTIAGO CAMPOS AMARAL
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30