18/12/2014 | 08h36 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
SESC Piauí recusa-se a pagar dentistas e Sindicato aciona Justiça do Trabalho

Na última terça-feira (16), o advogado Mariano Lopes Santos, representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO/PI) e Sindicato dos Odontologistas do Piauí (SOEPI), esteve na sede do Serviço Social do Comércio (SESC Piauí), localizado na Av. Maranhão, em Teresina, para acompanhar a reunião que foi realizada com os dentistas que trabalham na entidade.

 

A pauta da reunião foi a ação movida pelo SOEPI para garantir o pagamento do piso salarial aos dentistas. Entretanto, o advogado foi impedido de participar. O Sindicato ingressou com uma ação, junto à Justiça do Trabalho contra o Serviço Social do Comércio (SESC Piauí) pelo não pagamento do piso salarial e insalubridade aos dentistas que trabalham na entidade. Os benefícios são assegurados por Lei, porém, o Sesc Piauí recusa-se a pagar o débito, mesmo o processo já em fase final e com todas as decisões favoráveis aos dentistas.  

 

“No Sesc trabalham profissionais há mais de 10 anos sem receber o piso salarial, o que demonstra a arbitrariedade. O Sindicato vem fiscalizando e não permitirá que este tipo de realidade permaneça”, disse o presidente do SOEPI, Sérgio Pires.

 

Segundo o advogado do Sindicato, Mariano Lopes, a ação foi iniciada em 2011 e o processo encontra-se em fase final na Justiça do Trabalho. Porém, o SESC se recusa a pagar o valor devido aos profissionais. “O nosso maior receio nesta fase são as represálias. Alguns profissionais já pediram para retirar o nome do processo e já foi realizada esta nova reunião com os dentistas, onde o Sindicato, parte envolvida diretamente na pauta foi impedido de participar”, explicou o advogado.

 

O SOEPI também impetrou uma ação de representação junto à Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí (OAB) por ter sido impedido de participar de reunião com seus representados e  também junto à Procuradoria do Trabalho, para que seja investigado se há coação aos dentistas. No SESC Piauí trabalham cerca de 17 dentistas. A previsão orçamentária da instituição para o ano de 2014 foi de mais de R$ 30 milhões.

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALEXANDRA SOCORRO DE MARIA PEREIRA LIMA
ANDREZA FERNANDES TEIXEIRA LIMA E SOUSA
DEBORA DIAS TORRES
EVINES DURANS BASTOS
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30