03/01/2018 | 11h40 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Seis dicas para cuidar da sua saúde bucal no verão

Vivemos em um país em que o calor pode estar presente em basicamente qualquer época do ano. Mas quando chega o verão, ele acaba se intensificando! Além disso, nessa época aumentamos o consumo de água, bebidas geladas, sorvetes… Por coincidir com as férias, acabamos ficamos fora de casa mais tempo durante o dia. “Os cuidados bucais que tomamos durante as outras estações, não mudam durante o verão”, afirma a odontologista Thalita Costa. No entanto, nessa época é preciso estar ainda mais atento à prevenção contra erosão ácida e cáries, problemas que costumam aparecer com frequência nos consultórios nesse momento. Veja algumas dicas para não passar por essas situações!

1) FIQUE MAIS ATENTO À HIGIENE BUCAL CASO INGIRA ALIMENTOS AÇUCARADOS

Sorvetes, picolés e refrigerante costumam ser muito consumidos nessa época. Eles são açucarados que estimulam as bactérias bucais a proliferarem, formando biofilme com mais rapidez, facilidade e agressividade, o que pode resultar em problemas. A dica dada por Thalita é: “Ao escovar os dentes, fiquem atentos à sensação de limpeza e tentem comparar essa sensação no dia a dia.” Caso sinta algum problema, fale imediatamente com seu dentista! Além disso, o leite dos sorvetes também tem a capacidade de formar biofilme mais rápido na língua, causando halitose depois de um tempo. Nesse caso, segundo ela o ideal é beber água, fazendo bochechos.

2) DEPOIS DE CONSUMIR ALIMENTOS ESCUROS COMO AÇAÍ FAÇA BOCHECHO COM ÁGUA

Açaís e sucos escuros também podem ser bastante consumidos durante o verão. Eles têm grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar manchando a dentina conforme a frequência dessas ingestões e deixando o seu sorriso manchado. “A dica é sempre fazer bochecho com água após o consumo desses alimentos muito coloridos naturalmente ou industrialmente”, diz ela.

3) APÓS INGERIR ALIMENTOS CÍTRICOS NUNCA ESCOVE OS DENTES IMEDIATAMENTE

Isotônicos, refrigerantes, sucos e frutas cítricas também ficam em alta nos tempos de calor. “Eles têm mais quantidade de composição ácida na sua composição, facilitando a alteração de PH para um meio mais ácido que o normal e deixando os dentes levemente amolecidos”, explica. Como consequência, podem se desenvolver erosão ácida e cáries, além da possível queixa de sensibilidade. Nesse caso, o indicado é bochechar com água logo após a ingestão desses alimentos e nunca escovar os dentes imediatamente após a alimentação, mas esperar sempre 30 minutos. “Isso é importante para ajudar no restabelecimento do PH bucal e a escova não desgastar esses dentes frágeis pelo efeito ácido”, esclarece.

4) NÃO EXAGERE NO CONSUMO DE ÁLCOOL

Para quem está de férias no verão, esse momento de descontração e relaxamento pode ser acompanhado por bebidas como cervejas e caipirinhas. O problema é que devido ao teor de álcool, elas têm poder cancerígeno. ”Sua ingestão frequente pode estimular lesões pré-cancerígenas e então o câncer bucal”, diz Thalita. Além disso, a cerveja também induz a formação de biofilme na língua, fazendo com que fique branca e possivelmente com halitose. A dica para essa situação é muito simples: não exagere no consumo de qualquer bebida com álcool.

5) LEVE SEMPRE COM VOCÊ UM KIT DE HIGIENE BUCAL

Durante o verão também é comum ficarmos mais tempo na rua durante o dia. Praia, piscina e passeios podem se tornar parte da rotina. Lembre sempre de levar com você água, escova de cerdas macias e retas e uma pastinha de dente. “Além de manter sua boca com a sáude em dia, vai estar sempre fresquinha e pronta pro verão!”

6) CUIDADO COM A CORRERIA DAS CRIANÇAS

Para quem tem crianças em casa, uma outra situação pode ser muito comum nessa época de férias: as correrias e brincadeiras. O problema é quando ocorre queda, que pode levar a traumatismos dentários. “Crianças com dentes mais pra frente, têm mais risco de traumatismos dentários”, afirma ela. Caso ocorra uma fratura, a dica é deixar em imersão com soro fisiológico e leve para o dentista restaurar. Já se o dente cair inteiro, é preciso lavar em água corrente abundantemente sem esfregar para remover impurezas do chão. “Implante o dente no lugar imediatamente ou se não for possível a implantação imediata deixe-o imerso em soro fisiológico, leite ou saliva”, recomenda. A água não é indicada porque o cloro pode causar manchas! Após essas manobras, procure o dentista imediatamente.

Fonte: Sorrisologia

ANIVERSARIANTES DO DIA
ARIANNE GALENO BRITO
BENEDITO LEODIDO DE SOUSA
EDUARDA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
GENESIO DE SOUSA ROCHA JUNIOR
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30