03/01/2018 | 11h40 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Seis dicas para cuidar da sua saúde bucal no verão

Vivemos em um país em que o calor pode estar presente em basicamente qualquer época do ano. Mas quando chega o verão, ele acaba se intensificando! Além disso, nessa época aumentamos o consumo de água, bebidas geladas, sorvetes… Por coincidir com as férias, acabamos ficamos fora de casa mais tempo durante o dia. “Os cuidados bucais que tomamos durante as outras estações, não mudam durante o verão”, afirma a odontologista Thalita Costa. No entanto, nessa época é preciso estar ainda mais atento à prevenção contra erosão ácida e cáries, problemas que costumam aparecer com frequência nos consultórios nesse momento. Veja algumas dicas para não passar por essas situações!

1) FIQUE MAIS ATENTO À HIGIENE BUCAL CASO INGIRA ALIMENTOS AÇUCARADOS

Sorvetes, picolés e refrigerante costumam ser muito consumidos nessa época. Eles são açucarados que estimulam as bactérias bucais a proliferarem, formando biofilme com mais rapidez, facilidade e agressividade, o que pode resultar em problemas. A dica dada por Thalita é: “Ao escovar os dentes, fiquem atentos à sensação de limpeza e tentem comparar essa sensação no dia a dia.” Caso sinta algum problema, fale imediatamente com seu dentista! Além disso, o leite dos sorvetes também tem a capacidade de formar biofilme mais rápido na língua, causando halitose depois de um tempo. Nesse caso, segundo ela o ideal é beber água, fazendo bochechos.

2) DEPOIS DE CONSUMIR ALIMENTOS ESCUROS COMO AÇAÍ FAÇA BOCHECHO COM ÁGUA

Açaís e sucos escuros também podem ser bastante consumidos durante o verão. Eles têm grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar manchando a dentina conforme a frequência dessas ingestões e deixando o seu sorriso manchado. “A dica é sempre fazer bochecho com água após o consumo desses alimentos muito coloridos naturalmente ou industrialmente”, diz ela.

3) APÓS INGERIR ALIMENTOS CÍTRICOS NUNCA ESCOVE OS DENTES IMEDIATAMENTE

Isotônicos, refrigerantes, sucos e frutas cítricas também ficam em alta nos tempos de calor. “Eles têm mais quantidade de composição ácida na sua composição, facilitando a alteração de PH para um meio mais ácido que o normal e deixando os dentes levemente amolecidos”, explica. Como consequência, podem se desenvolver erosão ácida e cáries, além da possível queixa de sensibilidade. Nesse caso, o indicado é bochechar com água logo após a ingestão desses alimentos e nunca escovar os dentes imediatamente após a alimentação, mas esperar sempre 30 minutos. “Isso é importante para ajudar no restabelecimento do PH bucal e a escova não desgastar esses dentes frágeis pelo efeito ácido”, esclarece.

4) NÃO EXAGERE NO CONSUMO DE ÁLCOOL

Para quem está de férias no verão, esse momento de descontração e relaxamento pode ser acompanhado por bebidas como cervejas e caipirinhas. O problema é que devido ao teor de álcool, elas têm poder cancerígeno. ”Sua ingestão frequente pode estimular lesões pré-cancerígenas e então o câncer bucal”, diz Thalita. Além disso, a cerveja também induz a formação de biofilme na língua, fazendo com que fique branca e possivelmente com halitose. A dica para essa situação é muito simples: não exagere no consumo de qualquer bebida com álcool.

5) LEVE SEMPRE COM VOCÊ UM KIT DE HIGIENE BUCAL

Durante o verão também é comum ficarmos mais tempo na rua durante o dia. Praia, piscina e passeios podem se tornar parte da rotina. Lembre sempre de levar com você água, escova de cerdas macias e retas e uma pastinha de dente. “Além de manter sua boca com a sáude em dia, vai estar sempre fresquinha e pronta pro verão!”

6) CUIDADO COM A CORRERIA DAS CRIANÇAS

Para quem tem crianças em casa, uma outra situação pode ser muito comum nessa época de férias: as correrias e brincadeiras. O problema é quando ocorre queda, que pode levar a traumatismos dentários. “Crianças com dentes mais pra frente, têm mais risco de traumatismos dentários”, afirma ela. Caso ocorra uma fratura, a dica é deixar em imersão com soro fisiológico e leve para o dentista restaurar. Já se o dente cair inteiro, é preciso lavar em água corrente abundantemente sem esfregar para remover impurezas do chão. “Implante o dente no lugar imediatamente ou se não for possível a implantação imediata deixe-o imerso em soro fisiológico, leite ou saliva”, recomenda. A água não é indicada porque o cloro pode causar manchas! Após essas manobras, procure o dentista imediatamente.

Fonte: Sorrisologia

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANDRADE JOSE LOPES DE SOUSA E SILVA
ELAYNNE MIRANDA E SILVA
JOYCE BARROS DANTAS SANTOS E SILVA
KELLE MARIA ALBINO DE OLIVEIRA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30