16/06/2015 | 14h48 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Saiba como usar piercing no lábio com segurança
Pesquisa americana revelou que o atrito contínuo do objeto metálico é o que mais prejudica a saúde bucal

Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, analisaram mais de 50 pessoas que usavam piercing nos lábios e perceberam que quanto mais tempo o acessório ficava em contato com a gengiva e com os dentes, maiores eram os danos causados.

“A gengiva ao ser agredida constantemente pelo objeto pode acabar retraindo, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana, causando uma inflamação que pode evoluir de uma gengivite para uma periodontite”, diz William Frossard, periodontista e especialista em prótese dentária. Já a periodontite pode causar abalo nas estruturas que sustentam os dentes, que ficam mais fragilizadas pela inflamação, provocando mobilidade dental e até perda dos dentes.

Outro problema são as contaminações. A boca contém milhares de bactérias e é bastante sensível e vascularizada, o que a faz mais vulnerável a infecções. Até a ferida causada pela perfuração do piercing pode ser um problema. “Ela pode dar às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos do corpo, como o coração, por exemplo”, diz o especialista.

 Foto: paul prescott / Shutterstock
 
Boa higienização e seguir as orientações do body piercer podem ajudar a evitar infecções e outros problemas na boca
Foto: paul prescott / Shutterstock

Além disso, é possível perceber nos primeiros dias uma pequena interferência na função normal da boca, pois ao reconhecer um objeto estranho, o organismo irá produzir mais saliva dificultando um pouco a fala e a mastigação.

A body piercer, Ingrid Lee, concorda que o atrito constante do objeto com os dentes pode ser prejudicial para a saúde da boca, mas garante que a contaminação só acont

ece em dois casos específicos. “Ou o profissional não soube colocar o piercing da forma correta e no local certo ou a própria pessoa não seguiu as instruções que a gente dá sobre como cuidar da região. Profissional e cliente devem estar conscientes dos cuidados que essa perfuração, que é uma espécie de microcirurgia, precisa ter para o sucesso do procedimento”, diz Ingrid.

Mas se a vontade de colocar um piercing nos lábios está muito grande, há uma opção alternativa: os falsos piercings. Eles não têm a parte posterior que fica em contato com os dentes diminuindo assim o atrito com a gengiva e a possibilidade de perda dental.

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALTAMIR SANTOS DE CARVALHO
CLARISSA BONFIM RIBEIRO
CLAUDIA BRITO ROCHA POLESSO
DANIELLE CALDAS NUNES
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30