18/03/2020 | 10h25 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Plano de Prevenção: CFO anuncia novas medidas para auxiliar na contenção do coronavírus
O objetivo é contribuir com as mobilizações de contenção do avanço do contágio e, sobretudo, de preservação da saúde dos profissionais da Odontologia e da sociedade

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) anunciou nesta segunda-feira, dia 16 de março, novas medidas ao Plano de Prevenção contra o Coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19. O objetivo é contribuir com as mobilizações de contenção do avanço do contágio e, sobretudo, de preservação da saúde dos profissionais da Odontologia e da sociedade.

O CFO solicitou, via ofício, ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a suspensão das atividades odontológicas na rede pública de saúde, que não sejam comprovadamente de urgência e emergência, em âmbito nacional. Acerca de estabelecimentos privados de saúde, a solicitação é voltada para observação do máximo rigor com os protocolos de prevenção, desinfecção e limpeza dos ambientes, instrumentos e equipamentos, bem como das demais recomendações inerentes ao cuidado relacionado à transmissão do vírus.

Além disso, o CFO disponibiliza a cartilha “Recomendações para Atendimentos Odontológicos em Tempos de Covid-19, como forma de intensificar os cuidados dos profissionais de Odontologia em pré-consultas e consultas odontológicas. O conteúdo foi elaborado com cooperação técnica da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Coronavírus na Odontologia, do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e responsabilidade técnica das Cirurgiãs-Dentistas Águida Maria Menezes Aguiar Miranda (CRO-RJ 19526) e Maria Claudia Vieira Vieira Guimarães (CRO-RJ 19898).

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, ressalta que o objetivo é fortalecer ações na rotina clínica odontológica. “É preciso intensificar as ações de combate ao Coronavírus em todo o Brasil, considerando que as atividades odontológicas implicam em contato direto, próximo e demorado entre o Cirurgião-dentista e o paciente. Essa é uma luta de todos nós”, completou.

CLIQUE AQUI e acesse a Cartilha na íntegra.

Confira abaixo o ofício protocolado no Ministério da Saúde:

  •  
  •  
ANIVERSARIANTES DO DIA
ANA CELIA OLIVEIRA SOUSA
ARLINDO DE LIMA VELOSO
DIANA DE SOUSA COSTA
EDILPER SANTANA PEREIRA SANTOS
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30