29/03/2017 | 15h32 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Fiscalização do CRO-PI garante melhorias de serviços odontológicos em Água Branca

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) esteve na cidade de Água Branca no mês de dezembro do ano passado e interditou um consultório localizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Após as exigências do Conselho, já este ano, os gestores locais providenciaram a regulamentação estrutural, o que tem dado maior qualidade e segurança para os serviços prestados nas UBSs e Centros de Especialidade Odontológica (CEOs).

Os fiscais visitaram todos os consultórios odontológicos de Água Branca e identificaram uma boa estrutura física e de biossegurança. No entanto, um dos consultórios apresentava descuido em relação à localização de um compressor, que estava na sala de atendimento aos pacientes, ao invés de estar em local externo e com cobertura para proteção. Além disso, o Conselho identificou a necessidade de contratação de Auxiliares em Saúde Bucal por meio de processo seletivo.

A coordenadora de saúde bucal do município, a Cirurgiã Dentista Mariana de Sousa Abreu, afirma que a visita do CRO-PI foi importante para garantir mais segurança na oferta de serviços com qualidade à população. “A nossa função enquanto profissionais é alertar aos gestores sobre os procedimentos a serem seguidos, pois estamos tratando da saúde de todos que trabalham nesses consultórios e de seus pacientes”, afirma.

Ela explica que as exigências do CRO-PI foram atendidas e que já existe um planejamento da Prefeitura Municipal em relação ao processo seletivo. “Essa questão está sendo estudada e logo os procedimentos serão discutidos pelos órgãos competentes”, adianta Mariana.

As fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí têm o objetivo de garantir a segurança nos atendimentos odontológicos e o pleno exercício da Odontologia, respeitando as normas válidas para todo o país.

ANA CAROLINA MARTINS FREIRE
ELVINA SOARES MARQUES