01/03/2018 | 08h29 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Fiscais do CRO/PI suspendem consultórios odontológicos de Buriti dos Lopes

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) visitou o município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, e constatou irregularidades em seis das nove unidades básicas de saúde vistoriadas, que tiveram suas atividades suspensas.

Nas Unidades Básicas de Saúde Cadoz, Salgadinho, Coroa de São Remígio, Narciso, Demerval e Estreito, os fiscais verificaram irregularidades como: condições insalubres e esterilização insatisfatória, janelas inadequadas, paredes com infiltração e mofo.

Os fiscais também orientaram a coordenação de saúde bucal do município a reunir as técnicas de saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB) para um treinamento sobre esterilização, uma vez que, somente uma unidade possuía torneira apropriada e pia para lavagem das mãos separada da pia para lavagem de instrumentos.

“As fiscalizações realizadas periodicamente nos consultórios odontológicos dos municípios do Piauí são essenciais para garantir a qualidade dos serviços de saúde bucal oferecidos para a população”, aponta o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá.

O CRO/PI estabeleceu um prazo de 30 dias para que o município faça as adequações solicitadas nos consultórios.

ABRAAO MEIRELES DANIEL
CARLA OHANA BRAGA PINHEIRO