10/09/2018 | 18h04 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Fiscais do CRO/PI retornam aos consultórios odontológicos de seis municípios para conferir adequações

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) retornou aos municípios de Landri Sales, Sebastião Leal, Uruçuí, Dom Inocêncio, Fartura e Jerumenha para verificar a situação dos consultórios odontológicos das regiões. A entidade retornou aos estabelecimentos para conferir se as adequações solicitadas foram realizadas.

O Conselho notificou as Unidades de Saúde dos municípios de Landri Sales, Jerumenha e Uruçuí para regularização das inadequações encontradas. Após um prazo de 30 dias, os fiscais retornarão para uma nova vistoria.

Já nos municípios de Sebastião Leal e Fartura do Piauí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) visitadas foram liberadas para atendimento depois de constatadas a realização de reformas e adequações, conforme solicitado pelo CRO em visita anterior.

As UBS Júlio Dias I e II, Dom Inocêncio, Cacimba, Ladeira e Povoado Moreira localizadas no município de Dom Inocêncio também apresentaram todas adequações concluídas e consultórios liberados por se encontrarem em boas condições para atendimento da comunidade. A gestão entregou à equipe de fiscalização um protocolo de inscrição no CRO-PI e quatro declarações do curso de ASB-Auxiliar de Saúde Bucal.

As principais irregularidades ainda encontradas nos consultórios odontológicos são: infiltração nas paredes, cesto de lixo sem tampa, falta de caixa e suporte para perfurocortante, torneira inadequada, ferrugens nas mesas e armários, dentre outros problemas encontrados. Na UBS de Santa Rosa, no município de Uruçuí, foi identificado também que a esterilização está sendo feita de forma inadequada.

Segundo o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, os municípios estão se empenhando para atender as solicitações do Conselho, mas os fiscais ainda encontram irregularidades que comprometem a qualidade dos serviços de saúde bucal. “Estamos cada vez mais intensificando o nosso trabalho e retornando aos municípios para observar se houve mudanças na estrutura dos consultórios.”, pontua o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá.

Fiscalizações de rotina

O CRO/PI também realizou fiscalização de rotina em dois outros municípios. A UBS Pedro Rodrigues, localizada na zona rural de Coronel José Dias, teve suas atividades odontológicas suspensas e somente após a regularização dos consultórios as atividades voltarão a ser realizadas no local. A UBS Mãe Francisca recebeu notificação e após 30 dias os fiscais retornarão para uma nova vistoria.

Em Guadalupe, as UBS’s Maria de Oliveira Sousa e Conceição Franco, além do Posto de Saúde Dr. Leonidas Arais Mousinho e CS Perina Batista de Castro, foram notificados para realizar as adequações solicitada pelos fiscais.

Fartura do Piauí

Dom Inocêncio

Landri Sales

Coronel José Dias

Sebastião Leal

Uruçuí

Jerumenha

Guadalupe

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALEXANDRA SOCORRO DE MARIA PEREIRA LIMA
ANDREZA FERNANDES TEIXEIRA LIMA E SOUSA
DEBORA DIAS TORRES
EVINES DURANS BASTOS
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30