29/06/2018 | 17h58 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Ferrugem, sujeira e instrumentos inadequados são encontrados em consultórios odontológicos no interior do Piauí

Os munícipios de Caracol, Guaribas, Jurema do Piauí, Tamboril, Monte Alegre e Anísio de Abreu foram visitados pela equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI). Os fiscais constataram irregularidades nos consultórios odontológicos de unidades de saúde das regiões.

Em Caracol, foram encontradas diversas irregularidades nos Centros Municipais de Saúde I e II. O município foi notificado para realização das adequações solicitadas, em um prazo de até 30 dias. No município de Guaribas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Ivo dos Anjos teve suas atividades odontológicas suspensas. A UBS João Augusto Dias também continha irregularidades e foi notificada.

Irregularidades também foram constatadas nos consultórios odontológicos vistoriados nos municípios de Jurema do Piauí, Tamboril e Anísio de Abreu. Os fiscais do CRO/PI retornaram ao município de Monte Alegre do Piauí e verificaram que as adequações solicitadas em visita anterior à Unidade Móvel Odontológica foram atendidas. Dessa forma, a unidade foi liberada para atendimento da comunidade. No entanto, quatro outras unidades de saúde visitadas na região foram notificadas.

Falta de suporte da caixa de perfurocortante, sala de esterilização inadequada, caixa de papelão usada como lixeira, mobiliário e equipamentos enferrujados, piso, portas e pias impróprios, além da esterilização inadequada feita em estufas foram alguns dos problemas encontrados nos municípios.

O presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, informou que em 2018 os fiscais da entidade já estiveram em mais de 90 municípios. “Durante as fiscalizações deste ano, mais de 200 postos de saúde foram visitados. A estrutura dos consultórios e a qualificação adequada dos profissionais da Odontologia impactam diretamente na saúde da população. Por isso, é de suma importância que os locais sejam submetidos às vistorias de forma sistemática”, pontuou.

Guaribas

Caracol