14/12/2015 | 12h59 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Falta de higiene bucal ocasiona problemas no coração

Poucos sabem, mas a falta de cuidados com a saúde bucal pode interferir no bom funcionamento cardíaco provocando doenças como a endocardite. A doença é uma infecção que atinge o endocárdio, membrana de revestimento interno do coração, localizado onde circula o sangue. Para evitar a endocardite infecciosa é necessário manter a saúde bucal em dia, além de outros cuidados.

O quadro infeccioso da endocardite é causado pela proliferação de germes ou bactérias na corrente sanguínea, originados de outros órgãos, principalmente da boca. Devido à forte pressão exercida no endocárdio e a baixa defesa imunológica, a endocardite é uma infecção de difícil tratamento.

A infecção tem como principais sintomas as dores nos músculos ou articulações, febre, sudorese noturna, tosse permanente, podendo evoluir para quadros graves de insuficiência cardíaca. “É importante que a doença seja diagnosticada no início para evitar a proliferação dos agentes causadores da inflação e prevenindo o paciente de sofrer consequências graves”, diz o odontólogo e presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), Antônio Francisco Costa.

O odontólogo explica que a higiene bucal é fundamental na prevenção da endocardite. “Em geral, a doença atinge pessoas com problemas no coração, em especial, quem apresenta problemas nas válvulas cardíacas. Mas é fundamental a higiene bucal em todas as idades com uso de fio dental, escovação correta e tratamento odontológico com profissionais”, afirma.

ANIVERSARIANTES DO DIA
CLEANE LEAL BORGES
JANAINA CASTRO SILVA
JOZINETE ALVES DE SOUSA
MARCIA BEATRIZ ALVES DE ARAUJO
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30