14/12/2015 | 12h59 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Falta de higiene bucal ocasiona problemas no coração

Poucos sabem, mas a falta de cuidados com a saúde bucal pode interferir no bom funcionamento cardíaco provocando doenças como a endocardite. A doença é uma infecção que atinge o endocárdio, membrana de revestimento interno do coração, localizado onde circula o sangue. Para evitar a endocardite infecciosa é necessário manter a saúde bucal em dia, além de outros cuidados.

O quadro infeccioso da endocardite é causado pela proliferação de germes ou bactérias na corrente sanguínea, originados de outros órgãos, principalmente da boca. Devido à forte pressão exercida no endocárdio e a baixa defesa imunológica, a endocardite é uma infecção de difícil tratamento.

A infecção tem como principais sintomas as dores nos músculos ou articulações, febre, sudorese noturna, tosse permanente, podendo evoluir para quadros graves de insuficiência cardíaca. “É importante que a doença seja diagnosticada no início para evitar a proliferação dos agentes causadores da inflação e prevenindo o paciente de sofrer consequências graves”, diz o odontólogo e presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), Antônio Francisco Costa.

O odontólogo explica que a higiene bucal é fundamental na prevenção da endocardite. “Em geral, a doença atinge pessoas com problemas no coração, em especial, quem apresenta problemas nas válvulas cardíacas. Mas é fundamental a higiene bucal em todas as idades com uso de fio dental, escovação correta e tratamento odontológico com profissionais”, afirma.

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ADRIANA SILVA DE SOUZA
ADRIANA SILVA DE SOUZA
ANCELMO CHAVES VALENTE
CARLOS ALBERTO GOMES DE OLIVEIRA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30