21/01/2016 | 12h26 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cuidados com a higienização bucal dos idosos

O cuidado com higienização bucal é primordial para os idosos. Há muito tempo, quando os tratamentos dentários eram escassos, as pessoas não tinham noções de prevenção, de higienização e nem informações como hoje. Em vez de tratamentos voltados à necessidade da pessoa, os dentes eram logo extraídos. Hoje, já existe um profissional voltado para o tema, é o Odontogeriatra que cuida muito bem dos dentes do idoso.

Era comum a pessoa chegar à terceira idade sem os dentes naturais e isso era prejudicial até à saúde como um todo. O cirurgião-dentista, especialista, Fernando Luiz Brunetti Montenegro, afirma que ter os dentes garante maior eficiência mastigatória e a possibilidade de ingerir uma dieta mais adequada à melhor saúde geral, e um melhor enfrentamento das doenças mais comuns na terceira idade.

Segundo Fernando, os idosos estão tendo mais dentes hoje porque a prevenção odontológica anda funcionando melhor desde os jovens  e oferecendo boas opções de tratamento  ao longo das décadas.  Também é maior a importância que as pessoas dão aos seus dentes pelos reforços de mídias diversas e e dos muitos profissionais que levam a prevenção a sério  e doutrinam seus pacientes a melhor cuidarem de seus dentes, a cada retorno que fazem durante a meia idade e idades mais avançadas.

Hoje, segundo o cirurgião-dentista, existe mais Postos de Saúde, Postos em Escolas, Clínicas em Faculdades de Odontologia e Entidades de Classe por todo o Brasil, mas isto não quer dizer que façam programas preventivos consistentes e permanentes em seus atendimentos. É preciso conscientizar a todos que a prevenção deve ser levada a sério, dessa forma vai existir mais saúde.

O profissional também faz um alerta sobre a necessidade de se ter mais cirurgiões-dentistas nesta área, pois, segundo ele, em uma média de 220 Escolas, apenas 18 têm a Odontogeriatria em seus currículos para, aproximadamente, 15 milhões de idosos que crescem de número a cada ano.

“Os idosos estão mais sujeitos a doenças: boca mal cuidada e diabetes altas/descontroladas estão claramente comprovadas. A doença gengival/periodontal permite que bactérias da boca entrem pela corrente sanguínea e acabem ajudando na formação dos trombos que entopem os vasos e artérias. Uma doença muito pouco comentada é a pneumonia, onde a cada tossida do paciente, bactérias pulmonares perigosíssimas vão para a boca e se instalam  lá na porção posterior da língua e se multiplicam reinfeccionado o paciente quando são engolidas. Isto sem falar das artrites e reumatismo (19,1% de incidência entre idosos de 75 ou mais anos) que debilitam o paciente e dificultam, muitas vezes, a obtenção de uma excelente limpeza dos dentes tão importante nesta fase da vida. Um assunto influencia o outro, afinal, somos um corpo só, tudo está interligado”, ressalta o cirurgião-dentista.

O cirurgião-dentista ainda destaca que: “Os idosos podem e devem: ter seus dentes naturais salvos até o último dos recursos; receberem ensinamentos preventivos que nunca tiveram quando eram jovens e receberem próteses bem feitas e controladas constantemente. Tudo o que ocorrer em sua boca, especialmente a diminuição do fluxo salivar, deve ser contada e discutida com os profissionais” conclui.

O odontogeriatra sugere a Leitura complementar de:

Livros-Texto:

BRUNETTI, RF,MONTENEGRO FLB. Odontogeriatria – Noções de interesse clínico. São Paulo:Artes Médicas, 2002, 481p.

MONTENEGRO FLB,MARCHINI L.Odontogeriatria:uma visão gerontológica.Rio de Janeiro:Ed.Elsevier,2013,360p

Serviço:

SITES CIENTÍFICOS GRATUITOS:

www.portaldoenvelhecimento.org.br em Odontogeriatria

www.odontogeriatria.dr.odo.br Odontogeriatria e Assuntos Gerontológicos  para dentistas, Pacientes e Cuidadores

 

Fernando Luiz Brunetti Montenegro é responsável pela Coluna Odontogeriatria no Portal do Envelhecimento desde 2004; Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da USP, SP; Especialista em Prótese e Periodontia (pelo CROSP); Autor de diversos artigos publicados na Revista Portal de Divulgação; Coordenador de Cursos Especialização em Odontogeriatria na NAP INSTITUTO e na ABO-SP; Coautor de dois livros sobre o tema no País – Odontogeriatria: noções de Interesse Clínico (Editora Artes Médicas, SP, 2002) e Odontogeriatria: uma visão gerontológica (Editora Elsevier, RJ, 2013). Revisor científico de pelos menos quatro Revistas sobre o tema no País; Curso Longo de Gerontologia na Faculdade de Medicina da USP, SP; Ministrador de mais de 160 Cursos e Palestras sobre o tema nos últimos 14 anos. Currículo Lattes

 

Fonte: CFO

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALTAMIR SANTOS DE CARVALHO
CLARISSA BONFIM RIBEIRO
CLAUDIA BRITO ROCHA POLESSO
DANIELLE CALDAS NUNES
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30