02/08/2017 | 18h44 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO/PI retorna a Redenção do Gurgueia para averiguar realização das adequações solicitadas
Os fiscais haviam identificado nos locais vistoriados anteriormente falta de estrutura e biossegurança comprometida

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) concluiu esta semana a pauta de processos de fiscalização no Sul do Estado. Um dos processos tratava do retorno ao município de Redenção do Gurgueia, onde os serviços odontológicos foram suspensos há dois meses, após constatação de irregularidades nos serviços prestados à população.

A equipe de fiscalização do CRO/PI havia identificado nos locais vistoriados anteriormente falta de estrutura e biossegurança comprometida, bem como equipamentos inadequados na área de esterilização, além do exercício profissional por não capacitados, não registrados ou irregulares no Conselho.

Ao retornar os fiscais verificaram que a reforma interna dos consultórios está em fase de finalização, seguindo as orientações do relatório feito pela equipe de fiscalização e que Secretaria de Saúde Municipal está recebendo equipamentos novos como seladoras, autoclaves, ar condicionados splits, novas canetas odontológicas, dentro outros. Além da reforma e manutenção das cadeiras odontológicas e modernização do atendimento ao público com a aquisição de notebooks para cada cirurgião dentista, para utilização de prontuários informatizados.

Em relação à capacitação dos profissionais, foi constatado que os auxiliares estão devidamente matriculados em curso de Ensino à Distância na Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD). Todos os profissionais envolvidos na Saúde Bucal municipal estão satisfeitos com a reestruturação da Atenção Básica Odontológica e agradeceram o trabalho da fiscalização.

A Coordenadora de Saúde Bucal,  Kassia Lilyan, o secretário de Saúde Edizon Ribeiro e a técnica em saúde bucal, Poliana Cristina, acompanharam a equipe de fiscalização nesse retorno e reiteraram total emprenho em reabilitar os postos o mais rápido possível. A equipe de fiscalização indicou que após a instalação de todos os equipamentos, e finalizada a reforma, os postos podem retomar as atividades odontológicas.

ADRIANO DO CARMO GOMES
ALCIDES GUIMARAES FILHO