13/10/2017 | 15h58 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO/PI realiza fiscalizações em 15 cidades no interior do Piauí

Prezando pela qualidade do atendimento em saúde bucal no interior do Estado, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) realizou vistorias em 15 municípios, entre os dias 26 de setembro e 06 de outubro.

Em Picos, foram realizadas visitas em cinco clínicas populares, onde foi constatada como principal irregularidade a falta de inscrição das clínicas e das auxiliares no CRO/PI. Os munícipios de Sussuapara, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Santana do Piauí, Bocaína e São José do Piauí também receberam a equipe de fiscalização e dentre as principais irregularidades encontradas estão a falta de suporte e/ou caixa de perfuro cortante, falta de pia para assepsia das mãos dos profissionais e ausência de inscrições das auxiliares junto ao Conselho.


No início de outubro, as equipes de fiscalização do CRO/PI percorreram os municípios de Marcolândia, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Alegrete, Padre Marcos, Belém do Piauí, Campo Grande e Geminiano.


A maioria dos consultórios foi notificada pela ausência de registro da auxiliar junto ao Conselho, dentre outras irregularidades. Consultórios de Alegrete e Geminiano foram suspensos por falta de registro de cirurgião dentista e falta de estrutura adequada para funcionamento assim como a esterilização dos materiais inapropriada, respectivamente.


Nas cidades visitadas, os fiscais concluíram que na região, existe uma carência muito grande de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB), as poucas existentes exercem, na sua grade maioria, duas funções sendo elas ASB/TSB e Técnico em Enfermagem, se inscrevendo apenas no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e exercendo de forma "ilegal" a profissão de ASB/TSB, pois não possuem registro junto ao CRO/PI. Aos profissionais foi dado um prazo de 15 a 20 dias para regularização.


Ate o final do ano, o Conselho pretende visitar muitas cidades, assim respaldando e garantindo a legitimidade da profissão, tanto dos Cirurgiões Dentistas como dos técnicos e auxiliares. 

 

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANA ERIKA FEITOSA RIOS
CICERA ROSA DOS SANTOS NETA
ELIANE DE OLIVEIRA LIMA
FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30