14/06/2017 | 18h29 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO/PI detecta irregularidades em Unidades de Saúde de Redenção do Gurgueia

Em fiscalização realizada pela equipe do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) ao município de Redenção do Gurguéia, foram analisados as condições dos serviços prestados para a população. Durante a vistoria, os fiscais detectaram falta de estrutura e de equipamentos, além de profissionais não capacitados, não registrados ou irregulares junto ao Conselho. Devido às irregularidades encontradas, o CRO notificou e suspendeu os serviços odontológicos nas unidades vistoriadas, até que sejam feitas as adequações necessárias.

Dos quatro pontos onde constam atendimento odontológico no município, com cadeiras odontológicas instaladas, apenas dois estão funcionando o atendimento à Saúde Bucal. Dessa forma, foram vistoriados apenas os postos da Unidade da Família da Planaltina e o Espaço Saúde Hamilton Nogueira. A fiscalização foi acompanhada pela coordenadora de Saúde Bucal, Kássia Lilyan Messias, e pela técnica em Saúde Bucal, Poliana Cristina Aguiar Bastos.

A equipe do CRO/PI encontrou diversas irregularidades nas unidades vistoriadas, como instalações elétricas e hidráulicas antigas, torneiras inadequadas, vazamentos embaixo da pia, fiações expostas, paredes com mofo e infiltrações. Um dos locais de atendimento, em funcionamento, não apresenta aparelho de raio X.

O CRO/PI recomendou que o município promova a capacitação de seus profissionais, com temas relativos a biossegurança, esterilização e correlatos. Foi constatado, após pesquisa em registros do Conselho, que o município de Redenção do Gurguéia conta com profissional do corpo técnico de nível médico sem registro no Conselho, o que é condição irrevogável para exercer as atividades junto aos Cirurgiões-dentistas. A equipe de fiscalização do Conselho retornará em até 30 dias para averiguar a realização das adequações.

ANA CAROLINA MARTINS FREIRE
ELVINA SOARES MARQUES