24/04/2017 | 09h22 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO suspende atendimento em clínicas de Altos e Campo Maior

Duas clínicas odontológicas tiveram os atendimentos suspensos pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO), por não cumprirem as determinações exigidas na fiscalização anterior. As clínicas funcionavam em Campo Maior e Altos e estão sem registro no CRO, o que é considerado ilegal.

Em Altos, a clínica IB Odontologia foi notificada duas vezes para proceder à sua inscrição junto ao CRO/PI, e não o fez. De acordo com a Lei nº. 4324 e a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, as empresas que tenham por atividade principal a prestação de assistência odontológica estão sujeitas à inscrição no Conselho Regional. Para se habilitarem ao registro e à inscrição, estas empresas devem, obrigatoriamente, ter sua parte técnica odontológica sob a responsabilidade de um cirurgião-dentista legalizado.

Na cidade de Campo Maior, a clínica Dentista do Trabalhador também foi suspensa por falta de inscrição no Conselho. É a segunda vez que a clínica é suspensa. A primeira vez ocorreu após o não cumprimento de prazos para que a mesma procedesse à sua inscrição junto ao CRO/PI. Dias após a suspensão, o proprietário declarou que desistiria da condição de clínica e passaria a operar como consultório odontológico. Foi acordado, então, que ele poderia voltar às atividades de seu estabelecimento e que promoveria as alterações necessárias na fachada externa do seu estabelecimento (retirada do nome "clínica").

No entanto, após o prazo estipulado, o local continua a se apresentar como clínica. Indagado pela fiscalização do porquê do não cumprimento do acordo, o proprietário declinou que decidiu mudar de ideia e irá funcionar como clínica. Por conta disso, a clínica foi suspensa até a sua regularização.

Segundo os fiscais do CRO/PI, ainda na clínica do Trabalhador, foram encontrados panfletos com publicidade irregular, com anúncio "orçamento grátis". Os panfletos foram recolhidos e o proprietário notificado.

ADRIANA ALCANTARA DE SOUSA
ANA CLEIA PEREIRA DA SILVA