01/03/2019 | 14h18 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO-PI flagra atuação de falso dentista em Monsenhor Gil

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) identificou mais um caso de exercício ilegal da profissão de cirurgião-dentista no Estado. Desta vez no município de Monsenhor Gil.

A entidade denunciou a prática irregular do falso dentista ao Ministério Público e encaminhou, por meio de seu setor jurídico, uma solicitação à Justiça de um mandado de busca e apreensão ao local de atendimento do “prático”, que foi deferido.

No local, os fiscais do CRO-PI e a Justiça Estadual encontraram materiais para procedimentos odontológicos, produtos de clareamento dental, notas promissórias e vários outros elementos que comprovam os atendimentos à população. Uma seringa pronta para ser reutilizada em outro paciente também foi encontrada, comprovando o alto risco de contaminação no ambiente.

De acordo com a equipe de fiscalização, o falso dentista atuava há bastante tempo em Monsenhor Gil, realizando até mesmo procedimentos cirúrgicos e restaurações de dentes.

O Código Penal Brasileiro prevê detenção de seis meses a dois anos para quem exerce ilegalmente a Odontologia. E se o crime é praticado com a finalidade de obter lucro, ainda é aplicada um multa. De acordo com o presidente do CRO-PI, Leonardo Sá, o exercício irregular da profissão de cirurgião-dentista é considerado um crime contra a saúde pública. “Os práticos não estão habilitados para oferecer à população atendimentos de qualidade em saúde bucal. Por isso, é muito importante que a população denuncie a atuação destes falsos dentistas junto ao CRO-PI”, pontua.

ALANNA KASSYA BANDEIRA FONSECA
ATILA CARVALHO REIS