13/11/2014 | 18h10 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CRO faz vistoria e interdita consultório no município de Boa Hora
O cumprimento de todos os requisitos garante a biossegurança de pacientes e profissionais

A Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) realizou, nos dias 05 e 12 de novembro, vistorias aos consultórios odontológicos municipais da cidade de Boa Hora, localizada a 156 km de Teresina. Nas visitas foram constatadas diversas irregularidades.

Segundo Gerson Bezerra, dentista e membro da Comissão, a cidade possui três consultórios municipais. “Em todos eles encontramos irregularidades. Ferrugem em estruturas, pias inadequadas, cestos de resíduos sem tapas, material exposto, pintura de paredes inadequadas”, explicou.

Ainda segundo Gerson, o cumprimento de todos os requisitos garante a biossegurança de pacientes e profissionais. “Todos os consultórios precisam cumprir os requisitos de biossegurança. Eles evitam a infecção cruzada, que seria a transmissão de doenças de um paciente para outro, ou até mesmo para os profissionais que estão expostos”, afirmou o dentista.

Todos os consultórios foram autuados e um deles foi interditado, sendo liberado nesta quinta-feira (13), depois de se adequar aos requisitos de segurança.  O Conselho Regional de Odontologia do Piauí é uma entidade que tem por finalidade a fiscalização do exercício profissional e a supervisão do cumprimento dos códigos e decisões afeitas ao órgão e ao Conselho Federal de Odontologia.

ALEXANDRA SOCORRO DE MARIA PEREIRA LIMA
ANDREZA FERNANDES TEIXEIRA LIMA E SOUSA