23/04/2020 | 20h56 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
COVID19: Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos é lançado com apoio institucional do CFO

Com apoio institucional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e apoio científico do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e do International Team for Implantology (ITI), o “Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos” foi lançado para garantir maior segurança nos tratamentos odontológicos em tempos de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). O material tem como base principal quatro agentes essenciais: cuidados a serem adotados no ambiente clínico, pelo Cirurgião-Dentista, pela equipe auxiliar e pelos pacientes.

Muito além de contemplar informações sobre procedimentos de urgência e emergência odontológica em casos de pacientes contaminados com o vírus, o manual também é fundamental na retomada gradativa dos atendimentos eletivos. Considerando o preparo profissional para lidar com ambientes de alto risco biológico, o conteúdo conscientiza, sobretudo, a importância do papel dos profissionais da Odontologia para esclarecimento ao paciente e seus acompanhantes sobre a prevenção da propagação do vírus e de doenças contagiosas, o que incluem cuidados pós-atendimento odontológico, para evitar assim, a transmissão do vírus aos familiares no ambiente residencial.

manual também está acessível em versão resumida para que os Cirurgiões-Dentistas possam disponibilizar aos pacientes. Dessa forma, os pacientes terão acesso mais simplificado às orientações que abrangem os padrões de biossegurança nos atendimentos odontológicos, além de assegurar o fortalecimento das informações aos profissionais da Odontologia.

O manual ´é de autoria dos Cirurgiões-Dentistas Geninho Thomé, Sérgio Rocha Bernardes, Sérgio Guandalini e Maria Claudia Vieira Guimarães.

CLIQUE AQUI e confira o manual completo.

CLIQUE AQUI e acesse a versão resumida do manual.

ADRIANA MARIA DE SOUSA CHAVES
ANTONIA LAURA ARAUJO CARVALHO