13/03/2018 | 18h13 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Consultórios odontológicos de Itainópolis são suspensos por irregularidades

Fiscais do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) estiveram no município de Itainópolis para vistorias. Durante as fiscalizações realizadas em cinco unidades básicas de saúde e um posto de saúde do município, foram constatadas irregularidades em todos os consultórios.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Barbosa e o Posto de Saúde Terra tiveram suas atividades suspensas, pois apresentaram situação mais crítica. Em todos os consultórios, incluindo as UBS Riachão, Maxixe, Várzea Grande e Itália, os fiscais verificaram que as funcionárias que exercem a função de auxiliar de saúde bucal não possuem a devida capacitação técnica e não têm registro junto ao Conselho.

Além da ausência de registro das profissionais, foram identificadas irregularidades como infiltrações em paredes e teto; piso em cimento batido; tubulações e fiação expostas; ar condicionados com mofo; autoclaves quebrados; processo de esterilização inadequado, dentre outras.

De acordo com o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, as fiscalizações são fundamentais para garantir a qualidade dos atendimentos. “Nossos fiscais permanecem percorrendo todos os municípios do Estado do Piauí para garantir que toda a população piauiense possa contar com serviços de saúde bucal adequados”, explica.

O município foi notificado a realizar as adequações solicitadas nos consultórios odontológicos em um prazo de 30 dias e deverá afastar imediatamente as servidoras que exercem ilegalmente a função de ASB.

ALANNA KASSYA BANDEIRA FONSECA
ATILA CARVALHO REIS