22/05/2015 | 15h36 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Conselho desmonta consultório clandestino de ex-vereador em Parnaíba

Fiscais do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), fizeram nesta quinta-feira (21), o flagrante de mais um caso de exercício ilegal da profissão de dentista no Estado. Dessa vez, o caso ocorreu na cidade de Parnaíba, região norte do Estado. O chamado “prático” foi vereador na cidade por quatro mandatos e exercia a profissão ilegalmente há anos.

A ação contou com a participação do Ministério Público e da Justiça Estadual, com o apoio Delegacia Regional de Parnaíba, que provocados pelas denúncias e provas apresentadas pela equipe de fiscalização do CRO/PI, emitiram mandado de busca e apreensão.

Elias Ribeiro de Farias foi vereador por quatro mandatos e chegou a presidir o Poder Legislativo. No local, foram encontrados materiais e medicamentos com o prazo de validade vencida, além de ambiente desapropriado para atendimento odontológico. Ainda havia marcas de sangue no local, indicando que havia ocorrido um procedimento cirúrgico recente.

Durante a ação, todo o material foi apreendido e o “consultório” fechado. Elias Ribeiro de Farias será indiciado pala prática ilegal da profissão. O Código Penal Brasileiro prevê detenção de seis meses a dois anos para quem exerce ilegalmente a Odontologia. Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa. Para quem procura o serviço de profissionais sem diploma corre sérios riscos de saúde e até de morte.

A presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), Roberta Atta, aponta riscos de contaminação de doenças como a Aids e a hepatite B e, ainda, de mutilação. "O falso dentista não tem conhecimento técnico e científico. Os riscos de contaminação e transmissão de doenças infectocontagiosas é muito grande. Todos os pacientes devem estar atentos sobre as questões de biossegurança em consultórios médicos", acrescentou.

A população pode fazer denúncias anônimas de casos de prático e consultórios irregulares nos telefone no CRO/PI, (86) 3222-8817 / 3221-5469, para o email cropi@cropi.org.br ou ainda através do site do Conselho: http://cropi.org.br/

ALANNA KASSYA BANDEIRA FONSECA
ATILA CARVALHO REIS