05/07/2018 | 16h17 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Conselheiros do CRO/PI e SOEPI tomam posse no Conselho Estadual de Saúde

O cirurgião-dentista e membro do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), Sérgio Olímpio, foi empossado, nessa terça-feira, 03, como conselheiro efetivo do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES). A solenidade de posse aconteceu no Palácio de Karnak.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Piauí (SOEPI), Sérgio Pires, também integrará o CES como conselheiro suplente. As conselheiras e cirurgiãs-dentistas Kelly Cristina e Adriana Cibelly também tomaram posse, representando o Hospital da Polícia Militar. Os cirurgiões-dentistas representam a categoria dos trabalhadores, enquanto as cirurgiãs-dentistas representam a categoria dos prestadores de serviço.

De acordo com o novo conselheiro Sérgio Olímpio, os conselheiros estaduais de saúde são responsáveis pelo controle social do SUS. “Os conselhos são uma das formas de participação da sociedade na formulação de políticas públicas voltadas para a saúde. Nós fiscalizamos o funcionamento dos serviços públicos de saúde do SUS e também os particulares que prestam serviço para o SUS. Além disso, fiscalizamos a aplicação dos recursos destinados à saúde e orientamos como devem funcionar os Conselhos Municipais por todo o Estado”, explica.

Também estiveram presentes no evento, o coordenador estadual de saúde do Piauí, Marcelo Lopes, a vice-presidente do SOEPI, Carolina Pereira Tavares, e o conselheiro municipal de saúde Afonso Ribeiro.

“É uma honra para o CRO/PI ter um de nossos membros compondo a equipe do Conselho Estadual de Saúde, que irá participar ativamente das discussões estratégicas que visam, dentre outras questões, melhorar os atendimentos de saúde bucal no nosso Estado”, afirma o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá.

ALANNA KASSYA BANDEIRA FONSECA
ATILA CARVALHO REIS