22/01/2015 | 16h22 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Concursados e população reivindicam abertura da UPA do Renascença

Na manhã desta quinta-feira (22), os dentistas aprovados no último concurso da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), realizado em 2011, participaram de uma manifestação pela abertura do UPA do Renascença.

Ao lado da população, os aprovados no concurso reivindicaram o funcionamento da UPA. “Assim como a população, nós também queremos a abertura da UPA do Renascença e de tantas outras Unidades que estão em fase de conclusão. Estamos prontos para trabalhar, é só a Prefeitura chamar”, disse a vice-presidente do Sindicato dos Odontologistas do Piauí (SOEPI), Carolina Tavares.

Pronta há mais de 1 ano, a Unidade de Atendimento continua sem funcionar por conta de uma ação do Ministério Público que questiona a FMS sobre quem vai gerenciar a UPA. “A porta de abertura do serviço público é o concurso. Não podemos deixar que a Prefeitura chame terceirizados para gerenciar a Unidade, sendo que o concurso para todas as áreas foi também realizado”, completou a vice-presidente sindical.

E a população é a que mais sofre. Segundo a líder comunitária Helena, do Renascença 1, a UPA vai beneficiar toda a região do grande Dirceu que sofre com hospitais lotados e atendimento precário.

EDUARDO SOUZA DE LOBAO VERAS
ELIUDE NUNES DA COSTA