07/12/2015 | 09h57 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Como cuidar dos dentes de seu bebê

Após algumas semanas cuidando do seu bebê com atenção redobrada focada em sua alimentação, ainda mais se você for mamãe ou papai de primeira viagem, você começará a perceber os pequenos dentinhos aparecendo através das gengivas. 

Durante o próximo os próximos anos, o sorriso gengival do seu bebê será gradualmente substituído por duas fileiras de dentes de "leite".

Os dentes de leite podem ser pequenos, mas eles são muito importantes. Eles agem como espaços reservados para os dentes definitivos. Sem um conjunto saudável de dentes de leite, a criança terá problemas para mastigar e falar claramente. É por isso que cuidar de dentes do seu bebê e mantê-los livres de cárie é super importante, não só para a saúde bucal dele mas para a qualidade de vida de seu pequeno(a).

Cuidar de gengivas do bebê
Você pode começar a cuidar de gengivas do bebê imediatamente. Mas em primeiro lugar, não implicará uma escova de dente e creme dental. Consulte um dentista antes de qualquer coisa. Certamente, ele irá passar algumas dicas como essas:

Obter um pano macio umedecido ou um pedaço de gaze.

Limpe cuidadosamente e com muito carinho as gengivas do seu bebê pelo menos duas vezes por dia.

Limpar especialmente após as mamadas e antes de dormir.

Isso vai retirar as bactérias da gengiva. As bactérias podem deixar para trás uma placa pegajosa.

Escovar os dentes do bebê
Quando os primeiros dentes do bebê começam a aparecer, você pode mudar para uma escova de dente. Escolha uma bem macia, com a cabeça pequena e cabo longo.

No início, apenas molhar a escova de dente. Assim que os dentes em erupção, você pode começar a usar um pouco de pasta. Você pode aumentar a quantidade de creme dental quando seu filho estiver por volta dos três anos de idade. Escove suavemente todo dentes de leite de seu filho - frente e verso. Você deve escovar os dentes dele até que ele tenha idade suficiente para segurar a escova. Continue supervisionando o processo até que seu filho possa enxaguar e cuspir sem assistência. Isso geralmente acontece em torno de 6 anos de idade.

Mantenha-se atento para qualquer sinal de cárie dentária em seu bebê - manchas marrons ou brancas nos dentes. Se você ou seu pediatra perceber algum problema, leve seu filho a um dentista pediátrico para um exame.

Mesmo se não apresentar problemas, leve seu filho para sua primeira visita ao dentista por volta de um ano de idade. O dentista pode lhe dar conselhos sobre:

-Cuidado do dente do bebê
-Dentição
-Fluoreto
-Ducção do polegar

A dentição desconfortável pode causar choro em seu bebê nos primeiros dias ou semanas em que os dentes começam a aparecer. Os Bebês podem apresentar outros sintomas iniciais, incluindo:

-Baba demasiada
-Gengivas inchadas
-Temperatura levemente elevada


Daniela Ferreira - Dentista com ênfase em clareamento dental e Aparelho Ortodôntico.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANTONELY DE BARROS LIMA VIEIRA
AURISELMA DOS SANTOS SOARES
DANIELA SANTOS LEAL
DERLANGE DUARTE PIMENTEL DANTAS
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30