12/01/2017 | 11h53 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Comissão de Ética busca o equilíbrio entre o exercício profissional e a dignidade dos serviços ofertados

A Odontologia tem normas éticas que regulamentam os direitos e deveres do cirurgião dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas relacionadas a atividades na área, seja no setor público ou privado. Essas normas devem ser conhecidas obrigatoriamente pelos profissionais inscritos no CRO-PI e para garantir o respeito ao Código de Ética Odontológica (CEO), a Comissão de Ética do Conselho acompanha e fiscaliza as atividades em audiências de caráter sigiloso.

A comissão de ética realizou 11 audiências entre pacientes e profissionais denunciados até o fim do ano passado. Dentre as especialidades que apresentam maior ocorrência de denúncias estão: ortodontia e implantodontia, seguidas por procedimentos cirúrgicos e estéticos. Em 7 casos avaliados, a conciliação foi possível e os esclarecimentos foram prestados por ambas as partes.

O atual presidente da Comissão de Ética, o CD Leonard Euler, aponta que é importante a atenção de toda a classe para o bom exercício da profissão. “A comissão precisa receber as denúncias para a realização das audiências. Os dentistas podem realizar a comunicação de forma anônima e o paciente também pode encaminhar sua denúncia ao CRO e tudo acontece de forma sigilosa. Ao ser convocado para uma reunião, pacientes e profissionais devem apresentar documentação e comprovantes da denúncia pessoalmente”, explica.

Além de denúncias sobre especialidades, existem infrações comuns que ferem o capítulo XVI do CEO (sobre anúncio, propaganda e publicidade) realizadas por profissionais ou clínicas odontológicas. “Com a popularização da internet e das redes sociais, muitas infrações estão sendo cometidas em relação à propaganda irregular. É preciso alertar que casos como divulgação de imagens de antes e depois, anúncios de descontos, divulgação de técnicas não comprovadas, concorrência desleal e propaganda com finalidade comercial são vetas pelo Código de Ética e, caso desrespeitadas, podem ocorrer em multas, suspensão ou até cassação do registro no CRO”, alerta Leonard.

Atualmente a Comissão de Ética do CRO-PI é formada pelos cirurgiões dentistas Leonard Euller (presidente), Aurea Rocha Belfort e Madson Carlos Cabral. O advogado, Mariano Lopes, acompanha o andamento das audiências e processos. 

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALINE GABRIELA DE SOUSA
ANA LINA FERREIRA DO NASCIMENTO
ANDRE LUIS RODRIGUES DA SILVA
CARLA LUIDIA MELO DE OLIVEIRA DOURADO
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30