10/05/2017 | 15h04 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Comissão analisa processos e debate regulamentação do uso de células-tronco

A Comissão de Ensino do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que se reuniu no Rio de Janeiro, analisou 116 processos de cirurgiões-dentistas que pedem o reconhecimento da habilitação em Odontologia Hospitalar – a maior parte com base em experiência profissional na área – e assinou 162 processos analisados em reuniões anteriores. O prazo para as solicitações, que havia se encerrado em agosto de 2016, foi reaberto e as requisições podem ser feitas até 31 de julho de 2017.

A comissão analisou também 24 processos de CDs relativos às especialidades Homeopatia (oito processos), Acupuntura (dez) e Odontologia do Esporte (seis) e 12 processos de autorização para cursos de especialização.

Os integrantes da comissão receberam Moira Leão, assessora técnica do CFO para assuntos relativos a terapias celulares e membro titular da Comissão Permanente de Biovigilância da Anvisa. Ela fez uma explanação sobre o potencial do uso de células-tronco na Odontologia e a recente consulta pública da Anvisa sobre a RDC 09/2011.

Os participantes da reunião concordaram que é importante manter os preceitos estabelecidos na Resolução CFO 157/2015, que determina que a coleta de material biológico de origem odontológica deve ser feita somente por CDs e que todo centro de tecnologia celular (CTC) tenham um CD como responsável técnico.

Participaram da reunião o presidente da comissão Dalter Silva Favarete e os membros Ataíde Mendes Aires (MA), Ivan Fernando Martins de Andrade (MG) e André Machado de Senna (TO).

FONTE: CFO

CLAUDIO ROBERTO DE SOUSA LOPES