21/06/2016 | 10h52 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cirurgiões dentistas paralisam atividades em 12 municípios no dia 28 de junho

Categorias de servidores públicos de todo o estado têm apresentado reivindicações de melhorias salariais e valorização das carreiras. Nesse contexto, os cirurgiões dentistas que prestam serviços em 12 municípios da região norte do Piauí, há 5 anos sem ganhos salariais reais e sem um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, paralisam as atividades no dia 28 de junho chamando atenção para a desvalorização da categoria. Será realizado um ato no Mirante da cidade de Parnaíba, às 8h.

A paralisação envolverá cirurgiões dentistas dos seguintes municípios: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Bom Princípio, Buruti dos Lopes, Joaquim Pires, Cocal dos Alves, Cocal da estação, Caxingó, Caraúbas do Piauí e Murici dos Portelas. Os serviços odontológicos nesses municípios estarão suspensos no horário de 8h às 12h.

Desde o mês de março deste ano os cirurgiões dentistas da região têm paralisado as atividades. Com apoio do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (Soepi) e do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), a categoria tem se mobilizado com o intuito de sensibilizar os gestores municipais para o atendimento das demandas que tangem a remuneração salarial.

A cirurgiã dentista, Allane Samara, funcionária do município de Caraúbas, aponta que a média salarial da região chega a ser menor que R$ 2 mil, abaixo dos três salários mínimos previstos em Lei Federal. “Já são no mínimo cinco anos sem aumento e nesses municípios não existe um plano de carreira. Todos os colegas são especialistas, se qualificam em cursos de alto custo e não recebem o retorno desse investimento”, diz.

Para o presidente do Soepi, Sérgio Pires, o movimento é legítimo e reflete uma insatisfação com a falta de compromisso dos gestores públicos de valorizar os servidores da saúde. “Existe uma disparidade na remuneração dos profissionais nos municípios do Piauí. O que precisamos é alcançar uma valorização que encaminhe para a conquista de um valor mínimo que respeite os cirurgiões dentistas que prestam um serviço de qualidade beneficiando a população piauiense”, relata o presidente do Sindicato.

Uma comissão com representantes de cada município da região norte foi formada e acompanha o andamento de possíveis negociações nos municípios. “Existem graves problemas na saúde pública de nossos municípios e nós desejamos que nosso movimento ajude a melhorar a realidade dos profissionais que merecem trabalhar e serem valorizados de forma digna”, completa Allane Samara.

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ADRIANA SILVA DE SOUZA
ADRIANA SILVA DE SOUZA
ANCELMO CHAVES VALENTE
CARLOS ALBERTO GOMES DE OLIVEIRA
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30