23/03/2015 | 10h48 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cirurgiões-dentistas discutem Previdência Social durante curso

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) realizou no último final de semana, um curso sobre Previdência Pública e Privada. O curso teve como objetivo dissertar sobre quais tipos de aposentadorias são mais indicadas para preservar os direitos dos odontologistas e destacar a importância destas para garantir um futuro melhor. O palestrante, o advogado e servidor público Raimundo Neto, ainda esclareceu muitas dúvidas dos participantes.

Roberta Atta, presidente do Conselho, explicou que muitos odontologistas atuam de forma autônoma, atendendo pacientes em seus próprios consultórios. Enquanto jovens, o alcance do atendimento é muito satisfatório, mas com o passar dos anos o poder de produtividade diminui e, consequentemente, o retorno financeiro. “É imprescindível que o profissional faça uma reserva e se preocupe com sua aposentadoria, para que tenha uma terceira idade mais confortável. Eu mesma não vim só como presidente do Conselho, mas também para tirar algumas dúvidas”, afirmou.

Sérgio de Sá Pires, presidente do Sindicato dos Odontologistas do Piauí (SOEPI), disse que este curso foi uma maneira de mostrar aos colegas alternativas para se preparar melhor para o futuro. “O profissional neoliberal é um pouco leigo sobre previdência, é papel do Sindicato tentar informar aos colegas como ter uma aposentadoria melhor, quais tipos de aposentadorias ele tem direito, os valores que ele pode contribuir. São informações que não obtemos em faculdades nem em cursos de especialização. Este tipo de informação é importante tanto para quem se formou agora quanto para quem já está perto de se aposentar”, destacou.

A odontologista Maria Nazaré Castelo Branco decidiu participar do curso justamente para tirar dúvidas sobre a melhor forma de contribuir com a previdência social como profissional autônoma. Pablo Renan Ribeiro Barbosa, com apenas 23 anos, já se mostra preocupado com seu futuro e disse que o curso despertou interesse, pois este assunto não é abordado na universidade. Segundo ele ,“é um assunto muito importante, pois ele vai me ajudar e interferir na forma de planejar a minha carreira. Eu tenho uma ideia sobre o tema, mas sei que vou sair daqui com muito mais informações.”

O palestrante Raimundo Neto tirou as dúvidas dos participantes e destacou a aposentadoria especial do cirurgião-dentista. Este tipo de aposentadoria significa que este profissional trabalha sobre risco de prejudicar a própria saúde e na condição de segurado do INSS, o cirurgião-dentista que contribui para com a Previdência Social, ou na condição de funcionário público federal, distrital, estadual e municipal, que tem regime previdenciário próprio, poderá requerer a sua aposentadoria especial aos 25 anos de serviço.

O Conselho Regional de Odontologia, juntamente com o Sindicato, tem realizado cursos e eventos que contribuem para a formação crítica do cirurgião-dentista. Em maio, acontecerá o Dentista Empreendedor, a ação tem o objetivo de oferecer orientações aos cirurgiões-dentistas e profissionais da área sobre gestão empresarial e empreendedorismo.

ADRIANA MARIA DE SOUSA CHAVES
ANTONIA LAURA ARAUJO CARVALHO