08/11/2018 | 12h09 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cirurgiões-dentistas buscam aprovação de Projeto de Lei sobre Odontologia Hospitalar no Senado

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI), Sérgio Pires, e o deputado federal Rodrigo Martins (PSB) estiveram reunidos com os senadores Elmano Férrer (Podemos) e José Amauri (Podemos) em busca de apoio para colocar em votação e para aprovação de Projeto de Lei que obriga a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, portadores de doenças crônicas e em regime domiciliar, na modalidade home care.

O Projeto de Lei N° 34/2013 prevê que os hospitais públicos e particulares de médio e grande porte devem dispor obrigatoriamente de profissionais de Odontologia para os cuidados da saúde bucal do paciente.

A ementa ainda afirma que aos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a assistência odontológica deverá ser prestada por cirurgião-dentista e nas demais unidades por outros profissionais devidamente habilitados para atuar na área, supervisionados por um odontólogo.

"O projeto que dispõe sobre a Odontologia Hospitalar está pronto para ser votado no Senado. Com o apoio do deputado federal Rodrigo Martins tentamos viabilizar a aprovação, que será uma grande conquista para a classe odontológica", pontuou o Sérgio Pires.

Durante o encontro, o senador Elmano Ferrer afirmou que tentará colocar a pauta em votação ainda este ano.

CATARINA SILVINA DE SOUSA LISBOA
FELIZBERTO NONATO SOBRINHO FILHO