28/10/2016 | 11h31 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
CEOs atendem reivindicação por mais atendimentos odontológicos no Piauí

Os quatro novos Centros Estaduais de Especialidades Odontológicas (CEOs) nos municípios de Floriano, Picos, Parnaíba e Bom Jesus vão ampliar o acesso aos serviços odontológicos no Estado. O serviço é uma reivindicação constante da categoria dos cirurgiões dentistas por meio do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) que comemora a implantação e os novos postos de trabalho gerados.

O presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, explica que os CEOs ampliarão de forma significativa o atendimento odontológico em todo o Piauí. “Eles terão gestão estadual e aumentarão o atendimento odontológico, com o crescimento da oferta diversificada de procedimentos e o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção”.

Segundo o coordenador estadual de Saúde Bucal do Piauí, Marcelo Almeida, os Centros de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. “Os CEOs estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os serviços de diagnóstico bucal (com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca), periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a pessoa com deficiências. Posteriormente poderão ser ofertadas as especialidades ortodontia (aparelhos) e implantodontia”.

Os CEOs atendem à uma demanda crescente por políticas públicas de saúde bucal na atenção básica. “O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e faz parte do programa Brasil Sorridente. Nós do CRO-PI, comemoramos esse avanço exatamente por sabermos da urgência de interiorizar o atendimento na Estratégia Saúde da Família”, afirma o presidente do CRO-PI.

Para a implantação dos centros de especialidades odontológicas serão disponibilizados de R$ 120 mil para cada um dos CEO, que poderão ter de sete a 11 consultórios odontológicos. Já para o funcionamento desses espaços de saúde vão dispor mensalmente de custeio federal de R$19.750,00, e contrapartida de R$ 10 mil da Secretaria de Estado da Saúde. Para facilitar a implantação e reduzir os custos, os CEOs funcionarão em prédios do Governo do Estado e de início vão contar com profissionais que já atuam na rede estadual desses municípios. Em casos específicos poderá haver a necessidade de contratações, por não conseguir o profissional necessário para a especialidade em questão.

Marcelo Almeida acrescenta que os quatros CEOs que serão implantados no Estado são pioneiros e que o CRO/PI teve participação importante no processo de desenvolvimento do projeto. “Os novos CEOs serão os primeiros do Piauí nesse formato de gestão estadual, nossa intenção é que eles estejam em pleno funcionamento em 2017. Isso graças a ajuda do CRO/PI que teve participação muito importante e ativa em todo o processo de desenvolvimento como ideia de implantação e principalmente na elaboração do projeto, inclusive acompanhando nossas visitas às projetos no mesmo formato que já estão funcionando, a exemplo do CE”, define.

Os Centros de Especialidades Odontológicas possuem gestão estadual e a participação dos municípios será no encaminhamento dos pacientes a partir da Atenção Básica, ou seja, do Programa de Saúde Bucal fazendo assim a regulação do atendimento. “Conquistamos a implantação dos Centros e nos disponibilizamos a fiscalizar o funcionamento, bem como contribuir para o fortalecimento dos atendimentos odontológicos em todo o Piauí”, completa Leonardo Sá, presidente do CRO/PI.

ANA CAROLINA MARTINS FREIRE
ELVINA SOARES MARQUES