23/08/2016 | 09h36 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cenários da Odontologia no Mercosul

A Comissão do Mercosul do CFO, composta pelo presidente Zacaria Omar e os membros Daniele Dourado e Sérgio Abraham, reuniu-se na quinta-feira, 18 de agosto, na sede do CFO, em Brasília. Segundo o dr. Zacaria, o propósito da reunião referiu-se à necessidade de reavaliar, definir e atualizar os membros da comissão no que diz respeito às perspectivas do desenvolvimento das ações no panorama momentâneo do Mercosul.

Entre as questões discutidas, a definição de uma matriz mínima ainda não é consenso no Mercosul. “A matriz deve ser um extrato comum de exigências e sanções dos países membros, mas ainda é tema de debate”, afirma dr. Zacaria.

Dra. Daniele destacou a importância da consolidação da matriz mínima, principalmente no que se refere à determinação das universidades quanto à necessidade de complementação da carga horária e realização de TCCs ou outro pré-requisito necessário à validação do diploma expedido no exterior.

No Brasil, houve avanço com relação às sanções disciplinares, devidamente classificadas em três tópicos: não inabilitante, inabilitante temporário e inabilitante permanente. A medida aguarda apenas confirmação de outros Conselhos Federais da área de Saúde para ser validada e apresentada para outros países do bloco.

Das reuniões no Ministério da Saúde surgiu um tópico relevante: a plataforma Força de Trabalho em Saúde. O projeto, ainda em construção pelo governo, pretende cadastrar profissionais em um banco de dados único e servir de orientação para várias especialidades na área de Saúde.

A plataforma ainda recebeu a sugestão de representantes dos conselhos profissionais para a exigência de vinculação do profissional nos respectivos conselhos. A medida validaria o profissional e daria mais confiabilidade ao cadastro proposto pelo Ministério da Saúde.

O Plano de atividades de 2016 também entrou em pauta, onde foram acertadas datas de reuniões e discutidas ações para os próximos meses. “Nós temos que equacionar e uniformizar o profissional de fora para trabalhar no Brasil”, afirmou dr. Sérgio Abraham. Uma das preocupações é com a atuação dos estudantes estrangeiros no país.

Na parte da tarde, a comissão elaborou o pré-projeto de um encontro do Mercosul para assuntos odontológicos. O local e a data serão definidos. Outro pré-projeto também reuniu ideias de inclusão de alunos brasileiros de Odontologia formados em outros países do bloco comercial.

 

Fonte: CFO

ANIVERSARIANTES DO DIA
ANATALIA RODRIGUES DE ABREU
GARDENIA MARIA COSTA DE SOUSA
GUSTAVO PARENTE DA ROCHA
JOSE DE CARVALHO MELO NETO
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3221-5469

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30