23/08/2016 | 09h36 - Publicado por: Assessoria CRO-PI
Cenários da Odontologia no Mercosul

A Comissão do Mercosul do CFO, composta pelo presidente Zacaria Omar e os membros Daniele Dourado e Sérgio Abraham, reuniu-se na quinta-feira, 18 de agosto, na sede do CFO, em Brasília. Segundo o dr. Zacaria, o propósito da reunião referiu-se à necessidade de reavaliar, definir e atualizar os membros da comissão no que diz respeito às perspectivas do desenvolvimento das ações no panorama momentâneo do Mercosul.

Entre as questões discutidas, a definição de uma matriz mínima ainda não é consenso no Mercosul. “A matriz deve ser um extrato comum de exigências e sanções dos países membros, mas ainda é tema de debate”, afirma dr. Zacaria.

Dra. Daniele destacou a importância da consolidação da matriz mínima, principalmente no que se refere à determinação das universidades quanto à necessidade de complementação da carga horária e realização de TCCs ou outro pré-requisito necessário à validação do diploma expedido no exterior.

No Brasil, houve avanço com relação às sanções disciplinares, devidamente classificadas em três tópicos: não inabilitante, inabilitante temporário e inabilitante permanente. A medida aguarda apenas confirmação de outros Conselhos Federais da área de Saúde para ser validada e apresentada para outros países do bloco.

Das reuniões no Ministério da Saúde surgiu um tópico relevante: a plataforma Força de Trabalho em Saúde. O projeto, ainda em construção pelo governo, pretende cadastrar profissionais em um banco de dados único e servir de orientação para várias especialidades na área de Saúde.

A plataforma ainda recebeu a sugestão de representantes dos conselhos profissionais para a exigência de vinculação do profissional nos respectivos conselhos. A medida validaria o profissional e daria mais confiabilidade ao cadastro proposto pelo Ministério da Saúde.

O Plano de atividades de 2016 também entrou em pauta, onde foram acertadas datas de reuniões e discutidas ações para os próximos meses. “Nós temos que equacionar e uniformizar o profissional de fora para trabalhar no Brasil”, afirmou dr. Sérgio Abraham. Uma das preocupações é com a atuação dos estudantes estrangeiros no país.

Na parte da tarde, a comissão elaborou o pré-projeto de um encontro do Mercosul para assuntos odontológicos. O local e a data serão definidos. Outro pré-projeto também reuniu ideias de inclusão de alunos brasileiros de Odontologia formados em outros países do bloco comercial.

Fonte: CFO

ALANNA KASSYA BANDEIRA FONSECA