18-09-2014 | 16:27 - CROPI
Dor de Dente
Existe pior dor que essa? Basta uma pequena busca no Twitter, por exemplo, para ver que está cheio de gente com dor de dente.

Existe pior dor que essa? Basta uma pequena busca no Twitter, por exemplo, para ver que está cheio de gente com dor de dente. Eu já ouvi relatos de pacientes que chegaram a bater a cabeça na parede no auge da dor de dente. Por que será que ela é tão comum?

Existem inúmeras escalas de intensidade de dor. Uma questão meio difícil de medir, pois depende muito do limiar de dor de cada pessoa. O que costuma aparecer em primeiro lugar nessas escalas é a dor sentida no infarto do miocárdio. Em segundo lugar vemos a dor do parto em algumas escalas ou a dor da cólica renal em outras. Em terceiro lugar algumas escalas mostram que vem a dor de dente. E por que dói tanto? 

A pior dor de dente é a dor advinda da pulpite, a inflamação da polpa do dente. Sabe quando você bate a cabeça e sai o famoso “galo” no local batido? Aquilo é uma reação do corpo ao trauma na região. À grosso modo, há vazamento de plasma e líquidos no local da batida. Como nossa cabeça é dura, porque temos o osso do crânio logo abaixo da pele, o galo se forma e tem espaço para crescer, porque a pele no local pode ser esticada. Agora imaginem uma inflamação nas células que ficam dentro do dente. O dente é extremamente duro e a polpa não tem para onde “crescer” ou “inchar”. Por isso a sensação de ter “um coraçãozinho batendo dentro do dente” em casos de dor forte. A polpa quer inchar, mas não consegue por causa do ambiente constrito. A dor é quase insuportável e às vezes nem remédios conseguem resolver.

Por que tanta gente tem dor de dente? Acredito que seja porque não nos preocupamos muito com a prevenção. Esperamos doer o dente para procurar um dentista. Quando isso acontece, pode ser que seja tarde. Tem gente que tenta de tudo antes de procurar o dentista.

Como se resolve uma dor de dente? SEMPRE  com dentista. Nunca se auto medique. Não faça bochechos com substâncias caseiras. Não pingue remédio no buraco do dente. Corra para o dentista. O diagnóstico correto do dentista vai permitir o tratamento correto da origem da dor com segurança para que ela não volte e não incomode mais.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

VÍDEOS

Podcast CFO Esclarece: Direitos e Isenções Fiscais para o Cirurgião-Dentista

ANIVERSARIANTES DO DIA
ALTAMIR SANTOS DE CARVALHO
CLARISSA BONFIM RIBEIRO
CLAUDIA BRITO ROCHA POLESSO
DANIELLE CALDAS NUNES
CRO NO INSTAGRAM
CRO NO TWITTER

Rua Desembargador Freitas, 1571 - Centro - Teresina/PI - CEP.: 64000-240

Contato: (86) 3222-8817 / 3226-1166

Email:  cropi@cropi.org.br

Conselho Regional de Odontologia do Piauí

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta
08h00 às 17h30